Slide # 1

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Jorge Allan Sobre as Contratações do Leão

Às vésperas das finais do Campeonato Baiano, a diretoria do Vitória não está focada apenas no estadual. Fica a cargo dos jogadores voltar as atenções para a decisão. Enquanto os atletas suam a camisa, os dirigentes já negociam a contratação de reforços para ajudar o time a voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro neste ano. Alguns jogadores já estão com o pé na Toca do Leão, mas a diretoria vai aguardar o término do Baianão para fazer os anúncios.

O comentarista e editor-chefe de esportes da TV Bahia, Jorge Allan, analisou os nomes que podem pintar no Barradão em breve e aprovou a escolha dos possíveis reforços:

- Como aconteceu no início do ano, quando o Vitória demorou de contratar, contratou melhor do que o Bahia. Agora, novamente, acho que o Vitória está contratando melhor, porque o Bahia está trazendo nomes consagrados, mas jogadores complicados - afirmou.

Fernando: Cearense de Fortaleza, o goleiro Fernando foi revelado pelas categorias de base do Ceará e já defendeu o Vitória, além do Internacional, Juventude-RS e seleção brasileira sub-17. Atualmente no Mirassol-SP, o arqueiro é reforço praticamente certo na Toca do Leão.

No ano passado, Fernando se destacou durante a Série B, quando defendeu as cores do Bahia. O jogador chegou em setembro e salvou o Tricolor, que estava sem um defensor de confiança após a suspensão do titular Renê por ter sido flagrado no antidoping. No entanto, após o acesso à Primeira Divisão, Fernando foi dispensado depois que os jogadores cobraram o pagamento de prêmios prometidos pela diretoria. Os dirigentes justificaram o desligamento alegando que precisavam diminuir a folha de pagamento tricolor.

Para o comentarista Jorge Allan, o goleiro chega com credibilidade e poderia até assumir a titularidade no lugar do colombiano Viáfara:

- Fernando, na minha opinião, é para ser titular. Ainda não será, porque Viáfara é ídolo, não tem porque tirá-lo do time se ele não falha. Mas o estilo de Fernando agrada mais, é mais atirado - opinou.

Xuxa: Destaque do Mirassol no Campeonato Paulista deste ano, Cássio Luís Rissardo, o Xuxa – como é conhecido, por causa dos cabelos louros - também já está com os pés no Barradão. O meio-campo de 29 anos, guardião da camisa 10, comandou o time até as quartas de final do estadual e sagrou-se artilheiro da equipe no Paulistão, com oito gols. O jogador despontou no Flamengo-SP, em 2003, e passou por times como Portuguesa, América-RN, São Caetano e Santo André.

Para Jorge Allan, Xuxa chega em boa hora e pode sanar um problema antigo do Vitória:

- Há muito tempo o Vitória não tem um meia que cria, que dá a bola para os atacantes, um jogador que pensa na partida, desde que Ramon deixou de jogar no time. Acho que Xuxa pode ser esse jogador que pensa no jogo.

Willians Santana: Aos 22 anos, Willians dos Santos Santana é um velho conhecido do futebol baiano e dos campos rubro-negros. Em 2008, pelo Vitória, o jogador foi um dos homens de confiança do então treinador Vágner Mancini.

A regularidade foi sua maior característica. O bom passe na saída de bola e os belos avanços ao ataque chamaram a atenção do Palmeiras, que o contratou na temporada 2009. No ano passado, Willians foi para o Fluminense, onde vem sendo pouco aproveitado.

Depois de deixar boas lembranças na memória da torcida rubro-negra, Willians pode voltar a frequentar a Toca do Leão. Para Jorge Allan, mais uma boa pedida da diretoria:

- Willians Santana é um jogador que encosta no ataque e pode se encaixar, talvez, na função de Mineiro, de terceiro volante, que chega mais na frente. Seria também um bom reforço - afirmou.

Marcelo Cordeiro: revelado pelo Vasco, o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro também já frequentou a Toca do Leão. Em 2008, o jogador se destacou no Campeonato Brasileiro pelo Vitória e terminou a competição como um dos artilheiros da equipe, com cinco gols.

No ano seguinte, Cordeiro foi transferido para o Internacional, mas não teve muitas chances: era reserva imediato de Kleber. Em 2010, o lateral defendeu o Botafogo, onde se destacou pela boa presença defensiva, mas também com uma eficaz chegada na frente. Nesta temporada, Marcelo Cordeiro foi emprestado à Portuguesa.

Jorge Allan acredita que o lateral pode ser uma das soluções para o setor que, em sua opinião, ainda está mal servido:

- Na lateral-esquerda o Vitória não acertou. Eduardo Neto “joga para o gasto”, não é um jogador que seja o ideal para estar na campanha para voltar à Série A. Marcelo Cordeiro é um bom lateral. Pode resolver o problema.

Marcelo Oliveira: outra opção para a lateral rubro-negra é o polivalente Marcelo Oliveira, que pode atuar como volante ou como ala. Marcelo foi formado nas categorias de base do Corinthians e teve breves passagens por outros clubes paulistas, como Guarani e Grêmio Prudente – time no qual se destacou no ano passado.

Apesar de jovem, o jogador de 24 anos acumulou lesões ao longo da carreira: já são quatro cirurgias no joelho esquerdo. Marcelo Oliveira chegou a ficar afastado dos gramados por um ano e quatro meses para se recuperar de uma das operações.

- Marcelo Oliveira, do Corinthians, que o Vitória também está tentando, é outra boa opção para resolver a lateral. Ele é um bom jogador – avalia Jorge Allan.

Edno: o meia-atacante de 27 anos foi revelado nas categorias de base do Avaí e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 em 2002. Com passagens pela Holanda, República Tcheca e até pelo futebol polonês, foi na Portuguesa, no entanto, que Edno se destacou e chamou a atenção do Corinthians, em 2009.

Com a concorrência pesada no clube paulista, pressionado pela torcida, o jogador não teve o mesmo desempenho que mostrara na Lusa e, em 2010, foi emprestado por um ano ao Botafogo. Terminado o contrato, o meia voltou ao Parque São Jorge.

O comentarista Jorge Allan avalia que Edno, assim como Willians Santana, é uma boa opção de jogador que chega no ataque:

- Se Lopes quiser um esquema que precise de um jogador de área, Neto Baiano, que tem contrato até o fim do ano, resolve, mas aí precisaria de jogadores que encostem mais. Nesse caso, Edno se encaixa bem.

Marlos: em crise com a torcida são-paulina, o meio-campo de 22 anos pode se juntar ao elenco do Rubro-negro baiano. Marlos Romero Bonfim começou a carreira no Coritiba, onde se destacou e atraiu os olhares de outros clubes brasileiros.

Foram mais de 100 jogos no Coxa até 2009, quando o meia foi transferido para o São Paulo. No início do contrato com o Tricolor, o jogador conquistou destaque nacional, mas caiu de produção com o tempo e chegou a ser vaiado no último domingo, na derrota diante do Santos por 2 a 0, pelas semifinais do Campeonato Paulista.

Meio-campo canhoto, Marlos é habilidoso e veloz. Para Jorge Allan, a má fase no clube paulista pode ser “curada” com os novos ares baianos:

- Algumas vezes o jogador estoura, é transferido, vai mal no novo clube e, quando sai, muda de ares, deslancha de novo. Pode ser que aconteça isso agora. Eu acho que é um reforço muito bom, válido pro Vitória.

Jorge Allan acrescenta que, se fechar com o Leão, o meia deve chegar como reserva, mas a titularidade não deve demorar:

- Ele não chega como titular. Ainda mais com Antônio Lopes, que já tem o time dele na cabeça. Mas é só uma questão de tempo para o técnico arranjar um lugar pra ele no time.

Allan acredita que, se o Vitória confirmar a chegada destes reforços, estará preparado entrar com o pé direito no Campeonato Brasileiro.

- Para uma largada de Série B, isso resolve. Depois, ao longo da competição, se sentir necessidade, vai ter até setembro para poder reforçar. A Série B este ano não tem nenhum bicho papão: os times grandes são o Vitória e o Sport, que, teoricamente, têm obrigação de voltar. Com esses reforços que estão chegando, dá para o Vitória largar bem - finaliza.
Fonte: GloboEsporte

0 comentários:

Postar um comentário